Get Adobe Flash player

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Carta desabafo de um contribuinte/cidadão do Estado de São Paulo


Sr. Governador do Estado de São Paulo
Para alertar V.Excia mais uma vez, outra vez, a derradeira vez, sobre a ação maléfica de uma QUADRILHA bem mais selvagem do que o bando de Lampião & Maria Bonita. Ela, a QUADRILHA, se acouta confortavelmente nas grutas da Rua Iaiá. É um grupo poderoso e arrogante que perpetrou um crime gravíssimo denunciado por nós diversas vezes à Governadoria e à Polícia, debalde. Ela, a QUADRILHA, invade de inopino, sem ordem, sem consultar, sem aviso, uma propriedade particular com uma corja munida de picaretas e destroem, na bruta, o acesso de um loteamento particular, arrancando o asfalto, na valentona, e veda o acesso com blocos de concreto, prejudicando um loteamento que foi aprovado há 35 anos por todos os órgãos pertinentes. Assim age a DERSA. Para ela não é necessário mandado, uma ordem, nem ofício, nada, nada disso, ela tudo pode, ela invade, demole e pronto! Ela faz e desfaz, não responde a ofícios que recebe e quando responde tergiversa, faz malabarismo com as palavras, não sabe interpretar o texto da comunicação recebida, ela jamais justifica seu ato, não explica com ordem de quem ou de quê praticou a violência, não dá a mínima satisfação ao proprietário prejudicado, não teme ninguém, nem o Governador cujas Secretarias receberam volumosa quantidade de reclamações que enviamos, em vão. Só não recorremos ao judiciário porque já experimentamos, de velho, na carne, o desserviço que ele presta na Comarca. Esperávamos a interveniência da Governadoria, mas lamentavelmente é a terceira gestão que passa e faz vistas grossas para a denúncia.
(Newton P. Braga - SIC Imobiliária)

sábado, 28 de agosto de 2010

Estarei só?


Todas as vezes que sai o resultado de uma pesquisa sobre aprovação do presidente Lula vou ficando cada vez mais só. Será que, ao final do mandato do presidente, serei apenas “eu” a desaprová-lo? Lula mentiu o tempo todo.
Mentiu sobre o Governo FHC, que fez os alicerces para seu governo, roubando seus feitos; mentiu que desconhecia o mensalão; mentiu sobre números do seu governo; mentiu sobre a corrupção que rodeia seu governo e esse infeliz PT, essa seita fundamentalista, cujo símbolo é uma horrenda estrela de sangue. E atinge a todos nós, seres humanos e brasileiros. Atinge de morte a Constituição Federal da República Federativa do Brasil.
Quando seu governo e o PT são acusados de falcatruas, sugerem então que se levantem todos os podres que se cometem e/ou já se cometeram neste país, quem sabe retroagindo até Pedro Álvares Cabral, ou quiçá bisbilhotando as ancestrais dinastias portuguesas? Qualquer coisa, qualquer factóide falacioso, contanto que não se fale no atual crime por eles praticado no momento. Mas o que nós, cidadãos brasileiros, propomos é o seguinte: ’Tudo bem, aceitamos desenterrar os defuntos da cova, afinal nada como estudar História, este país precisa urgentemente de estudar tudo, inclusive História. MAS AGORA, QUE TAL COMEÇARMOS PELO CRIME DA HORA , PRATICADO CONTRA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL PELOS MEDONHOS DO BUNKER DA PREVI? ESTE É O ASSUNTO QUE NOS INTERESSA NO MOMENTO. UMA COISA DE CADA VEZ’.
O sr. Lula subiu ao palanque durante todos os anos de seu mandato apenas se gabando e mentindo! E sapateia, cospe sobre a Constituição Federal, a nossa Carta Magna que está acima de todos, até do Presidente da República. Só não está acima de Deus.
Convivo com pessoas de todos os níveis sociais e até hoje só encontrei uma pessoa que o aprova por ser comunista de carteirinha. Devo acreditar que as pesquisas são mentirosas ou eu realmente estou só?

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A rua


Meu desabafo não vai contra os bandidos – que provavelmente devem estar presos ou mesmo mortos nos próximos dez anos -, mas sobre algo sinistro que acontece neste nosso Brasil. Demos as costas para a rua. Não deixamos mais nossas crianças brincar nas calçadas; nos contentamos com TV-videogame; esquecemos o convívio com o vizinho; nos mudamos para condomínios fechados, levantamos muros de quatro metros de altura, cercados com arame farpado, cerca elétrica e câmeras de vigilância. Não circulando por nossas calçadas, entregamos a rua aos bandidos. Eles só ocupam espaços vazios, abandonados por nós. O conforto cada vez maior dos shoppings, apartamentos e deliveries nos fez esquecer da rua e isso está errado na minha maneira de ver.
A rua é nossa, pagamos por ela, cuidamos dela, vivíamos nela. O bandido é dono das ruas porque está na natureza dele crescer onde nos ausentamos; errados estamos nós em afastar a rua como espaço de vida. Ou fazemos algo, ou nossos filhos e netos vão pagar um preço muito mais alto do que estamos pagando agora.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Infelizmente nada vai mudar!


As próximas eleições brasileiras, agendadas para 3 de outubro de 2010 em primeiro turno, caminham em ritmo monótono. Os favoritos estão cada vez mais favoritos - tanto na eleição para presidente com Dilma Rousseff, quanto para governador de São Paulo com Geraldo Alckmin - e já se comenta que sequer haverá segundo turno nessas disputas. Na realidade é muito cedo para conclusões definitivas mas, uma coisa é certa: infelizmente nada irá mudar politicamente neste País.
No horário eleitoral: José Serra, ao som de Elba Ramalho, fala de sua origem humilde e feitos na saúde. Dilma, com sua origem clara como a de muitos, só falou do estudo na universidade que cursou em Minas Gerais e mais nada! Partiu para loas ao Governo Lula, até o final; Marina, por falta de tempo, nem deu para entender! Imagens que retratam o "fim do mundo", que até podem vir a ser reais, com uma única fala: O povo espera mais!
Dos candidatos a governador por São Paulo: Geraldo, o mais sério, vai direto ao ponto; Mercadante, repeteco de todos os candidatos do PT, só fala de Lula. Dos candidatos ao Senado, deputados federais e estaduais, falas rápidas, que mal se consegue compreender; mas um marca: Tiririca, com uma tirada fantástica, traduz o sumo do programa: "Você sabe o que faz um deputado federal? Nem eu! Vote em mim que eu conto!"
No horário eleitoral do rádio e na TV, não se realiza nenhum confronto de ideias e projetos para o País. O que notamos é um cenário de uma disputa comum, sem grandes novidades ou avanços com candidatos, na sua maioria, despreparados, oportunistas e aventureiros. E esse quadro permanece o mesmo no conjunto de deputados federal, estadual e senador.
Esperávamos o quê?

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Relógio de repetição


Relógio de repetição, aquele cujo maquinismo é próprio para repetir as horas. (Também se diz, por ironia, das pessoas que se limitam a repetir o que dizem os outros.)
Vocês já repararam como há pessoas cujos comentários de hoje estão sempre baseados no noticiário da TV de ontem e cujas opiniões nunca são pessoais e sempre consequência das afirmativas alheias, geralmente um entrevistador ou qualquer figura midiática que se aproveita da popularidade para confundir os telespectadores e ouvintes? O que mais se vê por aí. Louras famosas passando-se por mestras de auto-ajuda ou apresentadores que surgem como arautos da verdade e do bem, numa mediocridade de assustar.
E que faz muito mal porque manipula os que se recusam a pensar por si ou que são fracos o suficiente para receber a influência desses aproveitadores, muitos chamados de “carismáticos” (fico trêmulo ao ouvir a palavra, tão mal empregada) ou “iluminados”. Em política, então, é o que mais acontece.
É lamentável porque torna tantos e tantos títeres sociais ou figuras sem identidade, conduzidas pelos marqueteiros de plantão. Só conseguimos nos encontrar com a nossa identificação quando sabemos organizar nossas ideias, de forma a confrontá-las com as propostas externas, ao invés de abafá-las pela velada imposição dos outros.
Essa é a saudável adequação ou a necessária adaptação, e não quando deixamos as influências formarem um falso pensamento em nós, um bloco de princípios e conceitos que não são nossos. É o que forma a capacidade de análise, síntese e dedução. De depurar as informações, o que realmente acrescenta, ilustra.
E com isso reforçar o querer, uma das maiores forças do ser humano. O biólogo inglês Ian Willmut (O homem que espantou o mundo em 1996 com o nascimento do primeiro mamífero clonado (a ovelha Dolly) a partir de uma célula adulta), em seu livro A segunda criação proclama o reforço do querer por si e não pela pressão externa. Ele mostra que as células sempre querem e nada é melhor para o organismo do que a determinação.
Mas, para se organizar essa benção que são as nossas ideias, é preciso um treinamento da capacidade de escolher, atentos ao que sentimos antes, durante e depois de cada escolha, afiando o ouvido para escutar a voz do coração.
Enquanto só repetimos ou aceitamos influências, nos tornamos mesmo relógios de repetição. E os outros fazem de nós o que quiserem. Triste, não?
(baseado em crônica de Luiz Gonzaga Alca de Sant’Anna)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Para que eleições presidenciais?

Lendo as notícias sobre as próximas eleições, fico pensando porque realizá-las se a candidata do senhor Lula (pensa que é o único que salva o Brasil????) e do partidão (sem ele o Brasil afunda????) vai ganhar com um pé nas costas de qualquer candidato. Infelizmente, a maioria que vota é comprada pelo bolsa-família e uma outra boa parcela da população é comprada pelas vantagens do lucro financeiro.
Quem trabalha mesmo, neste País, não tem poder de voto e em eleições é minoria e voto vencido.

“Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontou nesta quinta-feira (05/10/2010) liderança da petista Dilma Rousseff na corrida presidencial. Ela registra 41,6% da preferência do eleitorado, ao passo que o tucano José Serra, seu principal adversário na disputa pelo Palácio do Planalto, tem 31,6%. A ex-ministra Marina Silva (PV), por sua vez, aparece com 8,5% dos votos, conforme o levantamento.
Na simulação espontânea, quando o entrevistado aponta seu candidato a presidente sem ter acesso a uma lista com possíveis candidatos, Dilma Rousseff também ocupa a posição dianteira, com 30,4%. Neste cenário, José Serra tem 20,2% e Marina Silva outros 5,0%. José Maria Eymael (PSDC) tem 3,0%. Votos brancos e nulos são 3,8%. Eleitores indecisos são 27,9%. Apesar de não poder concorrer, o presidente Lula foi citado por 5,0% dos entrevistados.
Em um eventual segundo turno, Dilma Rousseff venceria o tucano José Serra por 48,3% contra 36,6%. Neste contexto, os votos brancos e nulos chegam a 5,7%. Os eleitores indecisos são 9,6%.
Se disputar contra a verde Marina Silva, Dilma também sairia vitoriosa com 55,7% da preferência do eleitorado. A ex-ministra do Meio Ambiente teria 23,3%. Brancos e nulos são 9,4%. Eleitores que não sabem em quem votariam são 11,7%.
Em uma terceira hipótese de José Serra e Marina Silva se enfrentarem em um eventual segundo turno, o tucano teria 50,0% dos votos, ao passo que a senadora teria 27,8%. Os brancos e nulos neste caso são 9,9%. Eleitores indecisos contabilizam 12,4%.
O levantamento CNT/Sensus mediu ainda o nível de rejeição dos três principais presidenciáveis. José Serra lidera este quesito com 30,8%, seguido de Marina Silva, com 29,7%, e de Dilma Rousseff, com 25,3%. A expectativa de vitória para as eleições presidenciais, independentemente de em quem o eleitor vai votar, dá liderança, de acordo com a pesquisa CNT/Sensus, para Dilma Rousseff, com 47,1%. Serra aparece com 30,3%, e Marina Silva tem expectativa de vitória de apenas 2,2%.
Encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes, a pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 02 de agosto, com dois mil entrevistados, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 29 de julho de 2010, sob o número 21411/2010. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.”