
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
O Presidente mais pobre do mundo
Compartilho essa história com todos os brasileiros para que saibam que existe um político de verdade, que trabalha em favor do povo e não de sua conta bancária. Na verdade, os que deveriam ler até o final seriam a cambada de políticos brasileiros que não honram os votos recebidos.
"Eu não sou pobre! Pobres são aqueles que acreditam que eu sou pobre. Tenho poucas coisas, é certo, as mínimas, mas apenas para ser rico. Quero ter tempo para dedicá-lo às coisas que me motivam. Se tivesse muitas coisas, teria que me ocupar de resolvê-las e não poderia fazer o que eu realmente gosto. Essa é a verdadeira liberdade, a austeridade, o consumir pouco. Vivo em uma pequena casa, para poder dedicar tempo ao que verdadeiramente aprecio. Senão, teria que ter uma empregada e já teria uma interventora dentro de casa. Se eu tivesse muitas coisas, teria que me dedicar a cuidar delas, para que não fossem levadas. Não, com três cômodos é suficiente. Passamos a vassoura, eu e a velha, e já se acabou. Então, temos tempo para o que realmente nos entusiasma. Verdadeiramente, não somos pobres!”
José Mujica — Presidente do Uruguai
QUEM É JOSÉ MUJICA? Conhecido como “Pepe” Mujica, o atual Presidente do Uruguai recebe USD$12.500/mês (doze mil e quinhentos dólares mensais) por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares, cerca de R$2.538,00 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro ele distribui entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação.
“— Esse dinheiro me basta e tem que bastar, porque há outros uruguaios que vivem com menos”, diz o presidente Mujica.
Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando da companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder.
Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen, cor celeste, avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky, também doa a maior parte de seus rendimentos.
A poucos quilômetros de Montevidéu, já saindo do asfalto, avista-se um campo de acelgas. Mais à frente, um carro da polícia e dois guardinhas: o único sinal de que alguém importante vive na região. O morador ilustre é José Alberto Mujica Cordano, conhecido como Pepe Mujica, presidente do Uruguai.
Perguntado sobre quem é esse Pepe Mujica, ele responde: “— Um velho lutador social, da década de 50, com muitas derrotas nas costas, que queria consertar o mundo e que, com o passar dos anos, ficou mais humilde, e agora tenta consertar um pouquinho de alguma coisa”.
Ainda jovem, Mujica se envolveu no MLN — Movimento de Libertação Nacional e ajudou a organizar os tupamaros, grupo guerrilheiro que lutou contra a ditadura. Foi preso pela ditadura militar e torturado. “— Primeiro, eu ficava feliz se me davam um colchão. Depois, vivi muito tempo em uma salinha estreita, e aprendi a caminhar por ela de ponta a ponta”, lembra o presidente uruguaio. Dos 13 anos de cadeia, Mujica passou algum tempo em um prédio, no qual o antigo cárcere virou shopping. A área também abriga um hotel cinco estrelas. Ironia para um homem avesso ao consumo e ao luxo.
No bairro Prado, a paisagem é de casarões antigos, da velha aristocracia uruguaia. É onde está a residência Suarez y Reyes, destinada aos presidentes da República. Esse deveria ser o endereço de Pepe Mujica, mas ele nunca passou sequer uma noite no local. O palácio de arquitetura francesa, de 1908, só é usado em reuniões de trabalho.
Mujica tem horror ao cerimonial e aos privilégios do cargo. Acha que presidente não tem que ter mais que os outros. “— A casinha de teto de zinco é suficiente”, diz ele. -“Que tipo de intimidade eu teria em casa, com três ou quatro empregadas que andam por aí o tempo todo? Você acha que isso é vida?”, questiona Mujica.
Gosta de animais, tem vários no sítio. Pepe Mujica conta que a cadela Manoela perdeu uma pata por acompanhá-lo no campo e que ela está com ele há 18 anos.
A vida simples não é mera figuração ou tentativa de construir uma imagem, seguindo orientações de um marqueteiro. Não, ela faz parte da própria formação de Mujica.
No dia 24 de maio de 2012, por ordem de Mujica, uma moradora de rua e seu filho foram instalados na residência presidencial, que ele não ocupa porque mora no sítio. Ela só saiu de lá quando surgiu vaga em uma instituição. Neste início de inverno, a casa e o Palácio Suarez y Reyes, onde só acontecem reuniões de governo, foram disponibilizadas por Mujica para servir de abrigo a quem não tem um teto. Em julho de 2011, decidiu vender a residência de veraneio do governo, em Punta del Este, por 2,7 milhões de dólares. O banco estatal República a comprou e transformará a casa em escritórios e espaço cultural. Quanto ao dinheiro, será inteiramente investido – por ordem de Mujica, claro – na construção de moradias populares, além de financiar uma escola agrária na própria região do balneário.
O Uruguai ocupa a 36ª posição do ranking de EDUCAÇÃO da Unesco, enquanto o Brasil ocupa a 88ª posição. Já no ranking de DESENVOLVIMENTO HUMANO, o Uruguai ocupa o 48º lugar, enquanto o Brasil ocupa o 84º lugar. Enquanto isso no Brasil, políticos reclamam que recebem um salário baixo para o cargo que exerce. QUE VERGONHA!!!
ujica é um homem raro,dentre os políticos sul-americanos, nesses tempos de crise de valores morais e de ética.

domingo, 4 de agosto de 2013
Nunca saiu...

Sei muito bem que a política desperta paixões, embora muita gente insista em dizer que a indiferença às grandes questões é a marca dos nossos tempos. As pessoas, em geral, precisam, para satisfazer o seu íntimo, de heróis e de terríveis vilões.
Ao dizer que Lula nunca saiu do Governo, Dilma assume que não tem brilho próprio e não governa sem recorrer a seu criador numa clara ligação de dependência com o ex-presidente que, de seu lado, nunca soube sair de cena. Disse também que "na política se faz o diabo" e Lula já falou que "na política tem de blefar". Como ambos não se constrangem em utilizar tais expedientes que causam náuseas, o que mais se pode esperar? Que o povo brasileiro saiba dizer chega! Porque agora não estamos sós, temos alguém do nosso lado, nos convidando a colocar a ética em nossa vida cotidiana e a prosseguir na luta contra aquilo que foge a isto: a corrupção, malfeitos e desprezo aos humildes pelo uso escandaloso de privilégios e desperdício do dinheiro público.
Vamos seguir em frente, pacificamente seguir sem esmorecer, foi o que nos falou o ilustre visitante que tivemos em Julho/2013 aqui em nosso País, o papa Francisco, pois seja qual for a crença que abracemos, o que vale são os princípios que este nos alertou a perseguir.
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Politicamente Correto
O que é politicamente correto nesse País???
Pagamentos ordinários a partidos coligados para aprovar emendas?
Utilizar aviões da força aérea brasileira para turismo com a família e amigos?
Isolar uma ilha inteira para que a imprensa não faça imagens da linda esposa do Vice-presidente da República?
Pegar outro avião da força aérea brasileira em Brasilia e fazer escova nos cabelos em São Paulo como fazia Dona Mariza?
Parlamentar com salários superfaturados e direito a mais de 30 mordomias pagas com o erário público?
Tudo isto é para deixar de "saco cheio" com tanta hipocrisia!
Nas próximas eleições, vamos todos nós eleitores, realizar uma manifestação "monstro" nas urnas, e arrancar do poder estes "políticos" de carreira que ai estão há muitos anos...
Pagamentos ordinários a partidos coligados para aprovar emendas?
Utilizar aviões da força aérea brasileira para turismo com a família e amigos?
Isolar uma ilha inteira para que a imprensa não faça imagens da linda esposa do Vice-presidente da República?
Pegar outro avião da força aérea brasileira em Brasilia e fazer escova nos cabelos em São Paulo como fazia Dona Mariza?
Parlamentar com salários superfaturados e direito a mais de 30 mordomias pagas com o erário público?
Tudo isto é para deixar de "saco cheio" com tanta hipocrisia!
Nas próximas eleições, vamos todos nós eleitores, realizar uma manifestação "monstro" nas urnas, e arrancar do poder estes "políticos" de carreira que ai estão há muitos anos...
domingo, 7 de julho de 2013
Manifestações 2013 no Brasil

sexta-feira, 5 de julho de 2013
terça-feira, 18 de junho de 2013
Revolta em Crescimento
Há mais de uma década no poder, o PT (partido dos trabalhadores), representado por suas “estrelas geniais”, Lula o “salvador do País” e a presidente Dilma “a indicada”, está deixando o nosso Brasil vermelho com o seu idealismo arcaico e esdrúxulo e ainda continuam com a intenção de se reelegerem.
É muita hipocrisia.
Corrupção foi aperfeiçoada para os políticos, apadrinhados e familiares; a copa do mundo até agora comeu bilhões de reais que deveriam ter sido aplicados em outras áreas básicas da saúde como hospitais públicos de ponta; da educação com escolas públicas com ensino de qualidade; da segurança como a que está sendo montada para a copa do mundo; no transporte, seja terrestre, aéreo, ferroviário que respeite o usuário e na infra-estrutura das cidades.
Não apoio atos de vandalismos, violências e depredações nas manifestações, mas estes atos são pequenos em relação ao que os nossos “governantes” fazem contra a população. Eis alguns atos, frutos de uma política incompetente e capenga, que diariamente ocorrem:
a) o trabalhador ter que levantar de madrugada para enfrentar filas em ônibus, trem ou metrô para conseguir chegar no horário ao trabalho, sem contar a volta, e no final do mês receber, óóóóóó, aquele salário mínimo...;
b) a violência em ver casos em que pessoas idosas, jovens, crianças, recém-nascidos morrerem em filas de hospitais...;
c) depredação do erário público com bilhões de reais desviados para contas particulares como no caso dos Mensaleiros... ou em licitações de urgência para lavar o dinheiro arrecadado da população trabalhadora;
d) baderna é ler e ver a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) (no caso do mensalão) não valer nada, após meses de embate jurídico e gastos do dinheiro público e ainda ver condenados exercendo cargos na política.
e)descaso com aposentados é ver que em muitos casos, as "bolsas" arrecadadoras de votos serem maiores que suas aposentadorias como mostra a imagem abaixo.
Este movimento de manifestações pelo País todo é para comprovar o que dizem as pesquisas de popularidade do governo que aí está, para eles, em alta, mas para nós, em baixa há muito tempo. Chega de tanta manipulação da informação. Este movimento é para expressar uma revolta em crescimento... Demorou mas a população está despertando e está saindo do “Deitado eternamente em berço esplêndido...” em direção para um “Verás que um filho teu não foge à luta...”
domingo, 26 de maio de 2013
Que Brasil é este?
Quantos desalentos e impunidades estão no nosso dia a dia? Que Brasil é esse, onde ficamos presos em nossas casas e escritórios, enquanto criminosos protegidos se beneficiam com prazeres e deleites, comandando das prisões seus asseclas, às vezes até no meio público? Nós estamos pagando para que esses criminosos e seus defensores, ou protetores, tenham férias permanentes, devidamente protegidos pela pseudo Justiça. Políticos se refestelam com nosso dinheiro nada dando em troca, nem trabalho. O próprio povo não sabe quem elegeu, apenas alguns sabem que receberam benefício em troca do voto; segurança, saúde e educação só existem nas bocas dos políticos, visando angariar votos e benefícios. É revoltante que não façamos nada!
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Congresso em fase de risco
O Senado e a Câmara Federal do nosso querido Brasil a cada momento apresenta um cenário nada promissor no sentido de melhorias que modifiquem a imagem de local onde ocorrem as mais absurdas falcatruas e negociatas que lesam o erário público em benefício de indivíduos parlamentares sem compostura que só pensam em seus próprios interesses. Nas duas Casas, as suas eleições, com voto secreto de cartas marcadas, reconduzem indivíduos parlamentares, no comando da política, contra quem pesam denúncias de irregularidades e corrupção, não observando em nada a Lei(???) da Ficha Limpa.
No Senado, o substituto de José Sarney, já foi presidente anos atrás e foi obrigado a renunciar ao cargo, de comum acordo com seus pares para que não tivesse o mandato parlamentar cassado sob a acusação de haver apresentado notas fiscais frias como prova de rendimentos(caso, nós pobres brasileiros comuns seguirmos este exemplo, somos sumariamente encaminhados para a cadeia e termos sérios problemas com a Receita Federal).
Na Câmara, o novo presidente é uma velha raposa do Congresso, especializado em barganhas, oportunismo, tráfico de influências, nepotismo e que tais. Câmara que não quer acatar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso de perda de mandato do ex-presidente do Partido dos Trabalhadores(PT) José Genoíno que reestreou em seu mandato de deputado federal sob aplausos de petistas. Ele foi condenado pelo STF no julgamento do mensalão, pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, a seis anos e 11 meses de prisão.
O mais revoltante é que toda esta orquestração tem o aval do Governo, que espera ver facilitada a tramitação legislativa dos projetos de seu interesse que servirão como “cabo eleitoral” em futuras eleições. Um amplo esquema que sempre tem um custo elevado, em termos de cargos e demais vantagens e nós, povo, vamos continuar a suportar sermos roubados. Infelizmente, tem muitos brasileiros safados e oportunistas que sabem o que estão fazendo e votam em inescrupulosos na esperança de se beneficiarem no meio da safadeza.
Estes acontecimentos no Senado e na Câmara Federal, mostra claramente que no Brasil, atualmente, ser processado, denunciado é status que qualifica o “político” para altos cargos. “Político” que não tiver o nome sujo é carta fora do baralho porque não tem experiência na sacanagem, na ludibriação.
O nosso Brasil está cada dia mais pobre de vergonha, dignidade, honestidade. Precisamos de uma nova geração que não tenha sido alienada pelo PT e seus asseclas.
Afinal, isto é Brasil e vamos continuar aplaudindo o futebol, o analfabetismo, a marginalidade, as passeatas coloridas, o carnaval, o crime organizado, a fome, o MST, as ONGs de fachada, os BBBs, vida de famosos, bumbuns de melancia, etc.
Para os inconformados o Brasil tem apenas uma saída, a fronteira. Quem puder caia fora, porque nem em mais 501 anos ocorrerá mudanças se continuarmos sempre da forma atual: Pacíficos e Otários...
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
A bíblia dos bandidos
Modernamente a mídia, no afã de informar com primazia, os jornalistas buscando o “furo” sensacional, as emissoras de rádio e Tv disputando a preferência nacional junto dos leitores, este complexo de fatores redunda em deixar a sociedade em pânico, aterrorizada sob terrível pressão de uma carga de informações macabras, acuadas pelos delinquentes que se tornam cada vez mais hábeis, ousados e sanguinários. Isto ocorre, também, mercê de uma verdadeira patuscada, isto é, por obra dos cursos ministrados pela própria imprensa que ensina aos bandidos a arte e o engenho de praticar crimes com perfeição, sem deixar pistas e iludir os olhos das autoridades. Na ocasião em que a polícia matreiramente colocou um dispositivo de orientação no pacote de dinheiro exigido como resgate pelos sequestradores do irmão dos cantores Luciano e Zezé de Camargo, em Goiânia, a mídia, pressurosa e burramente, revela a presença do mecanismo esperto que orientou a polícia na localização do valhacouto; recentemente uma locutora que noticiava um assalto ocorrido em Campinas (SP) informou, eufórica, que os delinquentes foram agarrados pela polícia graças a um dispositivo de localização incrustado no celular de uma das vítimas; outro locutor noticiou que a polícia estava colhendo impressões digitais no local do crime; um locutor famoso, que todas as tardes vocifera na TV contra a insegurança que reina entre nós, que tem o topete de interpelar o Secretário de Segurança, este mesmo “sabichão”, quando ocorreu o assassinato da infeliz advogada na represa de Nazaré Paulista, repetiu a sugestão que o veículo utilizado no crime não devia ter sido afundado na represa. Ao contrário, deveria ter sido incinerado para não dar pistas; outros locutores, a miúdo, anunciam as gordas somas de dinheiro obtidas com os assaltos a bancos, aos veículos portadores de valores ou de dinamitação de cofres dos bancos, divulgam sempre que as âmeras de TV instaladas nos beirais dos imóveis se prestam para identificar os delinquentes. Este curso, estas aulas, se fossem apostiladas, constituiriam um autêntico Instituto Avançado do Crime Perfeito (IACP). Quer parecer que os locutores dos programas de notícias policiais são inconsequentes, pois sabem, de sobejo, que o nosso Código Penal é burro, anacrônico, ridículo, paladino dos malfeitores. Assim graças a essa pândega, os locutores mostram o “caminho das pedras” aos criminosos que, doravante devidamente escolados, passarão a incinerar os veículos utilizados nos crimes, calçarão luvas para esconder as digitais, cobrirão seus rostos com barbas e bigodes artificiais para enganar as câmeras de TV, evitarão de portar os celulares de suas vítimas e tomarão extremo cuidado examinando minuciosamente a composição do resgate que receberem em seus sequestros.
O curso, estas aulas ministradas pela imprensa falada e escrita, este seminário gratuito, funciona dia e noite, cujos professores são os locutores e locutoras, pândegos que, por vaidade e fama, não percebem, não têm a mínima noção do mal que praticam. *(Baseado em texto de Newton P. Braga)
Assinar:
Postagens (Atom)