Get Adobe Flash player

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A Ele toda a honra e toda a glória!


"Eu não busco a Minha glória; há Quem a busque e julgue."
João 8.50 Almeida Revista e Corrigida (www.sbb.org.br)

Recentemente tivemos a oportunidade de acompanhar mais uma temporada de Olimpíadas. Os mais afortunados, presencialmente, e os demais acompanharam através dos noticiários. Cada temporada é mais cheia de esplendor do que a anterior. Os organizadores se superam!
Nas olimpíadas vemos momentos de alegria e tristeza, momentos de ansiedade e insegurança e momentos de convicção e grande confiança. Mas a grande pergunta que me ocorre a cada atleta que vejo subir no pódio é: "Pra quem é a medalha que ele acabou de conquistar?". Alguns dos que observamos é claro o objetivo, mas é difícil ter a idéia do verdadeiro propósito de todo aquele empenho. Enfim, a glória é para o país ou é para si próprio? Consegue dizer?
A vaidade seguramente é o espinho na carne do homem em minha opinião! O propósito inicial, de modo geral, realmente é um desejo de representar a nação, o país, mas à medida que crescem na carreira, que vêem seus nomes circulando pra todo lado na mídia, aquele "espinhozinho" começa a agir e o "eu" assume o lugar do país. Logicamente existem os atletas realmente comprometidos, mas há uma boa porcentagem que está ali para representar a si próprio. Consegue distinguir entre um e outro?
A Bíblia nos ensina que todo "bom" atleta em tudo se domina, Paulo quando disse isso pretendia fazer uma metáfora a respeito do cristão. Mas é em Cristo Jesus que vemos o exemplo completo de entrega e renuncia de Si. Jesus, no contexto do versículo acima, discutia com os judeus a respeito de Seu propósito e Ele ressalta veementemente que Ele estava ali para representar o Pai que não tinha a menor preocupação com a Sua própria glória, porque tinha a plena convicção que a Sua exaltação estava sujeito à vontade do Senhor Deus.
Quantas vezes agimos de forma a satisfazer a nós mesmos, ainda que o resultado seja apenas uns "tapinhas nas costas"? Freqüentemente estamos prontos para nos promover e esquecemos-nos dAquele que nos enviou, que nos colocou ali onde estamos. O que você faz, você o faz para si mesmo? "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (I Coríntios 10.31).
Hagton
www.umbet.org.br

"But I do not seek My own glory: there is He that seeks and judges" (John 8.50 Darby Translation)

Nenhum comentário: