A maioria dos transtornos mentais e depressão grave se produzem apenas por descuido, porque as pessoas não se esforçam em reacionar imediatamente após passar alguns transtornos. Depois de uma decepção, uma vergonha, um fracasso, vão, pouco a pouco se desmoralizando até cair doentes. Se tratassem em transformar logo em seguida seu mal estado, poderiam chegar a evitar tal situação. No entanto, a maioria das pessoas não reagem, esperam que “isto se resolva isoladamente.” É verdade, a vida quase sempre retorna ao caminho natural. Mas em algumas situações mais difíceis, se você não estiver atento, as coisas não se organizam. O mais grave é que muitos não percebem que estão deslizando por um declive perigoso; gradualmente se fundem a estados mórbidos e um dia, são devorados.
O que a princípio era só um desconforto, termina sendo uma verdadeira enfermidade.
Deveis, pois, estar conscientes dos pensamentos, sentimentos e sensações que a cada momento passam através de vós, e impedir que se instalem estados negativos. Logo que sentir uma inquietação interior, reaja. Muitas vezes, basta um simples gesto: regar flores, sorrir para alguém, dirigir-lhe uma palavra gentil, alcançar-lhe um objeto que necessite … Mas com a condição de praticar esse gesto conscientemente, com a vontade de dar outra orientação a vossos estados interiores e, acima de tudo, fazê-lo antes que as coisas se agravem. O essencial é sair da apatia, da estagnação, e chegar a desencadear conscientemente algo positivo.
Então, preste sempre atenção a vossos estados interiores, caso contrário, sucederá o mesmo que com uma bola de neve em movimento: a medida que a neve adere-se à bola, chega um momento em que a bola, já imensa, acaba por bloquear vosso caminho. E lamentais: “Agora sou incapaz…” mexam-se! “De quem é culpa? vossa! vós alimentastes todos os tipos de pensamentos e sentimentos negativos, autoriza para que assumam proporções gigantescas em vossa cabeça, vosso coração e aí ficam presos, bloqueados. “Que fazer?” Aproxime-se e acenda um fósforo para que esta bola de neve derreta, e a água irá regar o seu jardim, seu pomar, e então terá abundância de flores e frutos.
Isto é o que deve ser feito: acender o fogo do amor, e derreter todas as bolas de neve, todos os tumores que estão em vós.
Sim, o amor se manifesta através destes gestos aparentemente insignificantes do dia a dia. Não espere que grandes eventos vos proporcione equilíbrio e saúde. As coisas simples são as mais benéficas. Se vos acostumar em levá-las a sério, desenvolver-se-á uma força que poderá vos proteger. Existem muitas possibilidades! Mesmo que seja apenas recolhendo um objeto solto na rua ou na estrada, uma sujeira, uma garrafa vazia … removendo uma pedra que possa prejudicar alguém ou peças de vidro possam ferir alguém… esforçando-vos sempre em encontrar algo de novo para fazer, sabendo que cada pequeno gesto realizado aplicadamente, com sinceridade e amor, será como uma criatura de luz vos livrando das trevas e impedindo que estas penetrem em vós para destruir-lhes. (Omraam Mikhaël Aïvanhov)
Nenhum comentário:
Postar um comentário